domingo, 26 de outubro de 2008

Princípios Éticos do Proprietário de Cavalos


Em 1.994 a Federação Equestre Alemã, que regulamenta tanto a criação de cavalos como todas as modalidades equestres naquele país, publicou um livreto contendo os nove princípios éticos do proprietário de cavalos. De lá para cá, este livreto está na sétima edição, totalizando mais de cem mil exemplares.
Traduzimos abaixo os "nove pricípios éticos", deixando a sugestão que sejam adotados por todas as pessoas nas quais a paixão por cavalos tem uma motivacão que transcende os próprios interesses econômicos, sociais ou egóicos.
PRINCÍPIOS ÉTICOS DO PROPRIETÁRIO DE CAVALOS
1. Qualquer pessoa que esteja lidando com cavalos assume a responsabilidade pela criatura viva a si confiada.
2. As condições de vida dos cavalos devem estar adaptadas às necessidades naturais da espécie eqüina.
3. A saúde física e psicológica do cavalo deve ser sempre a consideração mais importante, independentemente da utilização do animal.
4. O ser humano deve respeitar a todos os cavalos por igual, sem levar em conta sua raça, idade e sexo ou sua utilização em criação, trabalho, esporte ou lazer.
5. Conhecimentos a respeito de eqüinocultura, das necessidades dos cavalos e das técnicas corretas de manejo e treinamento são patrimônios culturais que precisam ser reconhecidos, registrados e transmitidos às novas gerações.
6. O envolvimento com cavalos favorece o desenvolvimento do caráter e da personalidade, especialmente para os jovens. Este significado precisa constantemente ser reconhecido e incentivado.
7. A pessoa que pratica um esporte juntamente com um cavalo precisa submeter ao treinamento adequado tanto a si mesmo quanto o animal que lhe foi confiado. O objetivo de todo treinamento é a maior harmonia possível entre pessoa e cavalo.
8. O emprego do cavalo em qualquer modalidade desportiva precisa balizar-se por talentos naturais, capacidade física e disposição individual de cada animal. É incorreto e indesejável todo ato de influenciar artificialmente o desempenho dos cavalos, seja através de fármacos, seja por atuação inadequada das pessoas envolvidas.
9. A responsabilidade da pessoa pelo cavalo a ela confiado se prolonga até o fim da vida deste cavalo. Cada pessoa deve honrar esta responsabilidade no melhor interesse do animal.
Federação Eqüestre Alemã.
* texto extraído do Fórum Desempenho - autoria da Dra. Cláudia Leschonski, que possui um BLOG sensacional intitulado Cavalos Entusiasmados http://leschonski.blog.terra.com.br/
Saudações Eqüestres,
Fábio Caminha P. Monteiro.

Nenhum comentário: