domingo, 26 de outubro de 2008

Um Lugar Especial

É com muito orgulho que inauguramos esse espaço com o objetivo de incentivar a Equitação em Jaraguá do Sul, Santa Catarina.


O renascimento das atividades equestres em todo o mundo pode ser explicado por muitos motivos, sendo talvez o maior a crescente percepção que devemos e precisamos nos integrar com a natureza e viver em harmonia com o planeta. Preservar não só para sobreviver mas para continuar a evoluir e aprender. O cavalo é o passaporte perfeito para essa viagem de reintegração, nos permitindo viver a magia do Centauro, nos transformando com sua beleza, nobreza, força e generosidade.


No livro "Adestramento para a Nova Era" de Dominique Barbier encontramos um trecho que descreve perfeitamente essa relação: O que chamamos de "Nova Era" é a conscientização de que dividimos o mesmo mundo, e que devemos participar ativamente da construção de um mundo melhor. Sem qualquer sombra de dúvida, o cavalo será parte integrante deste mundo. E se o tratarmos com amor e respeito, ele nos ajudará, e nos curará. Cavalos nos ensinam a pedir sem agressão, a amar sem condição, e a evitar o lado destrutivo da perfeição. Ensinam-nos a sublimar-nos através de dividir, dar e curar. Ensinam-nos a desfrutar de cada momento por sua novidade e encantamento, e a manter-nos fiéis às melhores tradições do passado.

O Hipismo desenvolve o equilíbrio físico e mental, a coordenação motora, a atenção e a concentração. Influi também positivamente tanto na personalidade dos praticantes como na autoconfiança, levando a diminuição da ansiedade. A equitação e o contato com os cavalos acentuam diversas qualidades como a amizade, a sociabilidade, o respeito pelas pessoas e animais, o domínio para comandar, a constante busca de aperfeiçoamento, a sensibilidade, a compreensão dos limites e a coragem para vencer obstáculos. É considerado um esporte completo, porque, além de formar atletas, também forma o caráter.

A Sociedade Hípica Jaraguá, situada ao lado da Recreativa Menegotti, é uma entidade civil sem fins lucrativos. Foi inaugurada em 2001, direcionada para o aprendizado e prática da equitação. Conta com professores especializados, animais dóceis e equipamentos adequados a prática do esporte eqüestre.

A Escola de Equitação está aberta a pessoas de todas as faixas de idade, interessados em apenas aprender a montar a cavalo ou praticar o hipismo clássico (modalidade de salto de obstáculos). O aluno NÃO precisa ser sócio, possuir cavalo e nem ter equipamentos. Aulas experimentais gratuitas podem ser agendadas no local com o professores Adelço Linhares e Jaci dos Santos.
Dentro da Sociedade Hípica Jaraguá funciona ainda o Centro de Equoterapia Destino Equestre. Esse método terapêutico e educacional, aprovado pelo Conselho Federal de Medicina, utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação. Procura habilitar ou reabilitar indivíduos com comprometimentos físicos e /ou mentais ou com necessidades especiais, buscando o desenvolvimento global do ser humano.

O praticante de equoterapia será acompanhado por uma equipe interdisciplinar:
* Andressa Titz - Fisioterapeuta
* Paula Monteiro – Pedagoga e Instrutora de Equitação
* Gabriela Travi - Psicóloga
* Káthia Gubert – Psicóloga
* Hiroyuki Taquegami – Médico especializado em Neuropediatria.
Venham nos visitar!!!

Aguardamos ansiosos sua participação!

Saudações eqüestres,
Fábio Caminha P. Monteiro.

Um comentário:

Unknown disse...

FICOU BEM BACANA O BLOG. PARABÉNS PELA INICIATIVA E MUITO SUCESSO, MEU IRMÃO!
BJS, PATRÍCIA