sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Do 0 aos 5, dos 5 aos 15


Outro dia eu estava montando uma égua de 5 anos de idade. Esta égua está sendo trabalhada na UC para a modalidade Salto. Uma PSI, que não salta o calendário oficial estipulado pelos órgãos que regem a modalidade, pois acredito que para se fazer um cavalo que tenha alta longevidade, e tranqüilidade para aprender e saltar bem com seu proprietário, o calendário é um pouco corrido demais. Não está no calendário também porque seus proprietários não querem cumprir com toda a rotina apertada de provas para cavalos novos. A discussão em torno dos cavalos novos não é algo de hoje. Muitas são as correntes contra as provas para cavalos novos, contra a forma como os cavalos vêm sendo preparados, e mesmo o pouco tempo que se tem para preparar um cavalo que recém saiu da doma para uma competição. Do outro lado, o mercado, quevende e compra os potros do futuro, os cavalos novos, faz com que cada vez mais tenhamos uma rotina um pouco pesada demais para a formação física e mental destes animais. É uma discussão mundial, grande e saudável, pois se existem divergências, existem pensamentos em prol dos cavalos, em prol do nosso mercado, em prol do profissionalismo.

Voltando à égua, enquanto eu montava, pensava em um cavalo olímpico. Um cavalo chega para saltar uma Olimpíada com pelo menos 10 anos de idade. A grande maioria chega com 14, 14 ou 15 anos. Alguns até mais do que isso. O que para muitos seria uma idade super avançada, para outros isto significa experiência aliada à saúde física e mental, e por isso conseguem levar seus cavalos por longos tempos. Apenas para gerar pensamentos, imagine que, um cavalo de salto sai da doma com 3 anos. Entra para o treinamento especifico e em 1 ano e meio salta provas de 1.00m, 1.10m, 1.20m, pois com 5 anos, se seguir o calendário oficial, estará saltando 1.25m ou 1.30m. Depois disso, até chegarem às Olimpíadas (os que chegarem), terão 8 ou 10 anos para ir de 1.30m até 1.60m. Muitos podem alegar, e de certa maneira com razão, que as diferenças de 1.00m para 1.10m ou 1.20m são muito menores do que de 1.30m para cima. É verdade, mas também é verdade que dos 0 aos 5 anos um cavalo tem muito mais pressão e mais estresse do que dos 5 aos 15. É portanto, em meu pensamento, uma inversão das idéias de se fazer um cavalo que dure muito.

Talvez este seja, entre tantos outros, um dos motivos que vemos ainda poucos cavalos no mundo em condições olímpicas, em comparação com todos os que nascem por ano. É mais ou menos a mesma relação de quantos jogadores de futebol chegam ao ápice da carreira em comparação com o numero de meninos que estão nas peneiras das escolinhas e clubes. E,falando de futebol, talvez seja este também o motivo que Ronaldo, o fenômeno, que, além de craque, foi submetido a extremos esforços físicos para criar massa muscular, foi infiltrado no joelho quantas vezes fossem necessárias para manter a promessa e a aposta de que um craque estava nascendo... Quantos .Ronaldos. temos em nosso mercado...?

Texto de Aluisio Marins, Médico Veterinário e Titular da Universidade do Cavalo http://www.universidadedocavalo.com.br/




Nenhum comentário: