domingo, 7 de dezembro de 2008

Hora do banho



Após os exercícios ou depois de uma longa caminhada, o banho é sempre a melhor maneira de refrescar e relaxar. Além de higiênico, ele proporciona conforto e descontração ao animal, aliviando as tensões físicas e mentais provocadas pela atividade física. Para os cavalos, a palavra banho significa limpeza e bem-estar. Para os donos, é um momento de lazer e sintonia com o animal.

Para ajudá-los a aplicar corretamente todas as técnicas de limpeza e massageamento em seu cavalo, preparamos 15 dicas que podem ser facilmente empregadas por você no dia-a-dia. Aproveite!

1 O banho ideal dura em média de 15 a 20 minutos. A escovação na ducha deve ser diária, pois é higiênica e saudável. O shampoo pode ser aplicado somente uma vez por semana.

2 Importante: antes de começar o banho, verifique a transpiração e a respiração do animal. Estes dois fatores devem estar dentro dos padrões normais. Caso contrário, o contato da água fria com o corpo quente e úmido do cavalo pode provocar um choque térmico.

3 Comece o banho sempre de baixo para cima. Molhe bem as patas, depois passe para as pernas, e bem devagar, molhe a barriga em toda sua extensão. Suba o esguicho para a garupa e siga vagarosamente em direção à cernelha.

4 Limpe a parte de cima dos cascos com um escova de plástico, depois levante a pata do animal e limpe com muito cuidado a ranilha, pois é uma parte bastante sensível. Em seguida enxágüe bem.

5 É muito importante limpar as partes sexuais do cavalo, pois geralmente é onde a sujeira fica impregnada. Use sabão glicerinado (ou o mais neutro possível) para não causar irritações na pele do animal. Se ele permitir, passe uma esponja macia e umedecida com água e sabão.

6 Depois de molhar o pescoço, passe para a cabeça. É indispensável limpar o focinho, o chanfro e a ganacha. Mas tudo muito suavemente. Se o cavalo não permitir que você use a escova, tente uma esponja ou use simplesmente as mãos.

7 Para lavar a cabeça do animal, diminua a pressão da água dobrando a mangueira ao meio. Deixe a água escorrer entre as orelhas. Se o animal estiver assustado, deixe ele olhar a ducha por algum tempo e depois repita o processo.

8 As orelhas não podem ser lavadas internamente, por isso tome cuidado com o esguicho. Use um chumaço de algodão e um pouquinho de óleo para remover a cera das orelhas.

9 Não jogue água nas narinas. Use uma esponja macia ou simplesmente a mão.

10 No banho com shampoo, use um balde com três partes de água para uma de shampoo. Mergulhe a luva (ou esponja) na mistura e vá passando sobre todo o corpo do animal, sempre em movimentos circulares.

11 Não esqueça da crina e da cauda. Após lavar a cabeça do animal, vire a crina toda para um lado e use a escova para desembaraçar. Coloque a cauda de molho no balde com água e shampoo e depois use as mãos para lavar. Se necessário, use a escova para desembaraçar.

12 Se o animal estiver com o pêlo ressecado, aplique um banho de creme. Leve ao fogo um frasco de creme rinse e espere até que o produto esquente e se dissolva. Depois, com o animal na sombra, aplique o creme e espere 10 minutos. Enxágüe bem e repita o procedimento de 15 em 15 dias. Caso o pêlo do animal não apresente melhora, consulte seu veterinário para um diagnóstico mais preciso.

13 Para terminar o banho, pegue o escorredor e passe pelo corpo inteiro do animal, de cima para baixo, acompanhando o sentido da musculatura.

14 Conforme ele for secando, penteie a crina e a cauda várias vezes, até que ambas fiquem bem soltas e desembaraçadas.

15 Para massagear o cavalo, passe a luva ou a escova em movimentos circulares, pois desta forma você estará relaxando a musculatura e ativando a circulação sangüínea do seu animal.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

O maior e o menor













O maior é Digger. Trata-se de um cavalo juvenil que mede 2 metros e 11cm. Ainda nem é um adulto, mas já é considerado o maior cavalo da Grã Bretanha.O cavalo que aparece na edição do Guiness de 2008 é Radar, que tem o recorde com 2 metros e 1cm.Digger pesa 900 kg e come três vezes mais que um cavalo comum. Estima-se que até a idade adulta ele ainda vá crescer muito mais, tornando-se então o maior cavalo adulto do mundo.
Já Thumbelina é o menor cavalo conhecido, medindo menos de 45cm e pesando 22kg. Reparem que apesar de simpática é bem desproporcional.
Um animal bem interessante é o pequeno garanhão árabe da última foto, com aproximadamente 70cm, porém bem mais proporcional...uma verdadeira miniatura.

fontes:



Saudações eqüestres,
Fábio Caminha P. Monteiro.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Selas - escolha o seu modelo

Sela americana de passeio



Sela australiana

Sela de baliza e tambor





Sela de dressage (adestramento)








Sela de enduro





Sela de salto



Existem modelos de selas para todas as modalidades eqüestres! A sela deve ser confortável, tanto para o cavalo quanto para o cavaleiro.

O importante é buscar orientação com cavaleiros mais experientes ou com os professores, para escolher uma sela adequada para seu tipo físico, altura e peso.

Saudações eqüestres,

Fábio Caminha P. Monteiro.

Caçada ecologicamente correta









O Slipjacht é uma caça da raposa à holandesa ... os cachorros e caçadores seguem uma trilha de cheiro de raposa (a raposa não participa e não é morta no final, os cachorros recebem um pedaço de carne como recompensa).

Nessa caçada garanto que todo mundo gostaria de participar!

fontes



Saudações eqüestres,
Fábio Caminha P. Monteiro.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Super Amazona



Como eu me sinto andando de cavalo:

Diria que nasci pra coisa, faz parte do meu sonho de criança.

É engraçado lembrar das muitas vezes que brincava de super amazona Shirra, e quando pequena sonhava seguidas vezes com um cavalo branco, sem suspeitar que um dia, por um motivo tão desagradável, ¨um acidente”, meu sonho se tornaria real.

Montaria anos mais tarde no “Floquinho”, meu atual cavalo na hípica. Ele é branco, aprendi que é um tordilho arroz. Eu e o cavalo somos uma dupla, é como melodia, uma nota, um compasso. E o que importa é o contato de dois que muitas vezes se tornam um só.

Larissa Gisele Seechis, praticante de equoterapia.