sábado, 16 de maio de 2009

HORSEMANSHIP

foto: Paula da Silva


Recentemente tivemos o privilégio de fazer um curso de Horsemanship.

Para melhor entendermos o que é Horsemanship, transcrevo abaixo a definição da Universidade do Cavalo, onde o curso foi realizado.

HORSEMANSHIP - O Horsemanship é um conceito de trabalho e convivência com os Cavalos muito diferente do que muitas pessoas estão acostumadas. Se formos traduzir a palavra HORSEMANSHIP chegaremos em:

HORSE (cavalo) - MAN (Homem, Ser Humano) - SHIP (relacionamento).

Portanto, Horsemanship pode ser entendido como o relacionamento entre os homens e os cavalos. Todos nós que temos cavalos praticamos o horsemanship.

Horsemanship não é uma técnica especial de treinamento, quanto menos um sistema de trabalho. Horsemanship é a forma como você leva a vida com seu cavalo. Assim, você já pratica o Horsemanship!.

A questão prinicipal é como é o seu horsemanship? Ao participar de um programa de horsemanship, você na verdade vem refinar, melhorar, reciclar o seu horsemanship.

Lembre-se: Horsemanship não é técnica, não é sistema, não é método. Não é mágica ou bruxaria, mas sim, o relacionamento seu com seu cavalo.Nos cursos de Horsemanship da Universidade do Cavalo você estará:

Aprendendo os sentidos dos cavalos - aprenda como seu cavalo pensa, como ele responde à pressão, como ele age em situações de pressão e medo. Seu cavalo é um ser vivo que pensa, sente e requer um líder que ele respeite e confie em todos os momentos. Este líder pode ser você.

Construindo uma parceria com seu cavalo - Descubra exercícios que ensinarão tudo sobre respeito mútuo, comunicação e os princípios do controle de pressão e alívio e controle do cavalo no cabresto

Criando confiança - ganhe confiança de seu cavalo entendendo como ele responde às atitudes e comportamentos. Seu cavalo ganha confiança quando você ganha confiança!

Trabalho de chão - Você entenderá como tudo o que você faz montado é influenciado pelo trabalho de chão, feito anteriormente à montada. Trabalho de guia, alívio e colocação de pressão, meias voltas, curvas, encurvaturas, desengajamento dos posteriores e anteriores são componentes do trabalho de chão. Com seu cavalo aprendendo tudo isto, você o terá mais leve nas embocaduras, entendendo todo o processo de transferência de peso, de equilíbrio, sempre confiando e participando de tudo com você e não para você.

Soluções de problemas - embarque em trailers e caminhões, pegar nas patas, deixar escovar, coices, dificuldade em pegar no pasto, e tantos outros pequenos problemas do dia a dia tornam-se grandes problemas com o passar do tempo. Muitos destes problemas ocorrem pela falta de comunicação e respeito entre cavalo e cavaleiro.

Segurança - A segurança dos cavalos e cavaleiros são pontos fundamentais e da maior importância. Um cavalo respeitoso, feliz por estar com os seres humanos se sente respeitado e passa a respeitar cada vez mais a todos que estão a sua volta. Com o respeito e confiança o medo não toma conta e a construção do relacionamento com o Homem passa a ser mais fácil.

Diversão! - A razão da vinda da maioria das pessoas para este programa é a diversão e o contato honesto com os cavalos. É muito mais agradável o relacionamento com os cavalos quando se tem segurança e quando se tem uma parceria estabelecida entre cavalo e cavaleiro. Todo o trabalho de campo, toda a doma e tudo o que envolva cavalos passa a ser mais agradável e confiável quando se tem um contato honesto e divertido entre o homem e o cavalo.

Saudações Eqüestres,

Fábio C. Monteiro.


Nenhum comentário: