sábado, 15 de janeiro de 2011

Cavalos não esquecem...





Amizades podem ir e vir, mas um cavalo pode ser um dos seus melhores amigos se você tratá-lo bem, sugere um estudo recentemente realizado pela Universidade de Rennes na França.


Os pesquisadores analisaram o comportamento de 20 cavalos da raça Anglo-Árabe e três cavalos da raça Sela Francesa em um estábulo em Chamberet. Os cientistas testaram o quanto os cavalos se lembrariam de um treinador do sexo feminino e das instruções que ela havia dado após oito meses de separação.

De acordo com a pesquisa, ficou constatado que os cavalos  possuem excelente memória, sendo capazes não só de se recordar dos amigos humanos após longos períodos de separação, mas também lembrar complexas estratégias para resolução de problemas.

Com recompensas saborosas os cavalos interagiram melhor com os pesquisadores, exibindo atitudes mais positivas, como cheirar e lamber. Os cavalos fazem isso como um sinal de aceitação, então não estavam apenas em busca de mais comida. Já os cavalos treinados sem recompensas, mostraram de quatro a seis vezes mais comportamentos negativos, como morder ou dar coices. 

Após oito meses de separação, os cavalos treinados com recompensas de alimento ficavam próximos do mesmo experimentador. Curiosamente os cavalos também pareciam aceitar novas pessoas mais facilmente, indicando que tinham desenvolvido uma memória positiva em relação aos seres humanos em geral.

"A partir de nossos resultados, parece que os cavalos não são tão diferentes de seres humanos. Eles se comportam, aprendem e memorizaram melhor quando a aprendizagem é associada a uma situação positiva”.

O resultado mostrou que os cavalos são leais, inteligentes e têm memórias de longa duração. Mas não podemos esquecer que essas lembranças são tanto das experiências boas como das más.

Os cavalos podem ser muito generosos, mas nunca esquecem!

fonte: 


Cordiais saudações equestres,
Fábio C. Monteiro.










Amigos humanos podem ir e vir, mas um cavalo poderia ser um de seus mais leais,amigos de longa duração se você tratá-la bem, sugere um novo estudo.

Nenhum comentário: