quinta-feira, 28 de maio de 2009

HIPISMO DE JARAGUÁ É DESTAQUE!






Com boa participação em todas as categorias, a 3ª Etapa do Ranking da Federação Catarinense de Hipismo (Taça Eduardo Horn), reuniu mais de 90 cavaleiros e amazonas de todo o Estado, nas dependências da Sociedade Hípica Jaraguá. Esta etapa do ranking aconteceu simultaneamente ao Campeonato Catarinense Máster.

Bom nível técnico, espírito esportivo, confraternização e muita festa com direito a champagne no pódio, marcaram o final de semana.

E os atletas da casa se deram bem!!!

A amazona Pauline Menegotti Horn emocionou a todos ao vencer de forma espetacular a Taça Eduardo Horn de Hipismo, série 1.10m, conquistando ainda o vice-campeonato da série 1.20m.

Marcio Martinez sagrou-se campeão do Campeonato Catarinense Master A (1.10m).

Crislaine Titz montando com muita elegância e técnica, ficou com o terceiro lugar na categoria Jovens Cavaleiros 1.10m.

Fábio Monteiro foi o campeão da categoria Master B (1.00m) da Taça Eduardo Horn de Hipismo, ficando ainda em terceiro lugar no Campeonato Catarinense Master, assegurando vaga na equipe que representará nosso estado no Campeonato Brasileiro, que será realizado na cidade de Porto Alegre (RS) em outubro.

Nadja Mazzurechen, no dorso de Chanel, assumiu a liderança do ranking estadual da FCH(Categoria Amador 1,00 metro).

Káthia Gubbert, retornou as pistas e conquistou nada menos que o vice-campeonato da Série Aberta 0.90m.

O evento contou com apoio da Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul, Grupo Menegotti, Dimas Hyundai, Purina, Hotel Saint Sebastian, Transmagna e Grupo Breithaupt.

Fotos: Cyntia Tetto.




quinta-feira, 21 de maio de 2009

3ª Etapa do Ranking da FCH + Campeonato Catarinense Master


A Sociedade Hípica Jaraguá será sede da 3ª Etapa do Ranking da Federação Catarinense de Hipismo ( Taça Eduardo Horn de Hipismo) e do Campeonato Catarinense Master, que acontece entre 22 a 24 de junho.

O evento terá participação dos melhores conjuntos do estado e o Campeonato Master será seletivo para a formação da equipe que representará Santa Catarina, em outubro, no Campeonato Brasileiro em Porto Alegre.
Patrocinadores: Grupo Menegotti, Dimas Hyundai e Purina.

Boa sorte a todos!

sábado, 16 de maio de 2009

HORSEMANSHIP

foto: Paula da Silva


Recentemente tivemos o privilégio de fazer um curso de Horsemanship.

Para melhor entendermos o que é Horsemanship, transcrevo abaixo a definição da Universidade do Cavalo, onde o curso foi realizado.

HORSEMANSHIP - O Horsemanship é um conceito de trabalho e convivência com os Cavalos muito diferente do que muitas pessoas estão acostumadas. Se formos traduzir a palavra HORSEMANSHIP chegaremos em:

HORSE (cavalo) - MAN (Homem, Ser Humano) - SHIP (relacionamento).

Portanto, Horsemanship pode ser entendido como o relacionamento entre os homens e os cavalos. Todos nós que temos cavalos praticamos o horsemanship.

Horsemanship não é uma técnica especial de treinamento, quanto menos um sistema de trabalho. Horsemanship é a forma como você leva a vida com seu cavalo. Assim, você já pratica o Horsemanship!.

A questão prinicipal é como é o seu horsemanship? Ao participar de um programa de horsemanship, você na verdade vem refinar, melhorar, reciclar o seu horsemanship.

Lembre-se: Horsemanship não é técnica, não é sistema, não é método. Não é mágica ou bruxaria, mas sim, o relacionamento seu com seu cavalo.Nos cursos de Horsemanship da Universidade do Cavalo você estará:

Aprendendo os sentidos dos cavalos - aprenda como seu cavalo pensa, como ele responde à pressão, como ele age em situações de pressão e medo. Seu cavalo é um ser vivo que pensa, sente e requer um líder que ele respeite e confie em todos os momentos. Este líder pode ser você.

Construindo uma parceria com seu cavalo - Descubra exercícios que ensinarão tudo sobre respeito mútuo, comunicação e os princípios do controle de pressão e alívio e controle do cavalo no cabresto

Criando confiança - ganhe confiança de seu cavalo entendendo como ele responde às atitudes e comportamentos. Seu cavalo ganha confiança quando você ganha confiança!

Trabalho de chão - Você entenderá como tudo o que você faz montado é influenciado pelo trabalho de chão, feito anteriormente à montada. Trabalho de guia, alívio e colocação de pressão, meias voltas, curvas, encurvaturas, desengajamento dos posteriores e anteriores são componentes do trabalho de chão. Com seu cavalo aprendendo tudo isto, você o terá mais leve nas embocaduras, entendendo todo o processo de transferência de peso, de equilíbrio, sempre confiando e participando de tudo com você e não para você.

Soluções de problemas - embarque em trailers e caminhões, pegar nas patas, deixar escovar, coices, dificuldade em pegar no pasto, e tantos outros pequenos problemas do dia a dia tornam-se grandes problemas com o passar do tempo. Muitos destes problemas ocorrem pela falta de comunicação e respeito entre cavalo e cavaleiro.

Segurança - A segurança dos cavalos e cavaleiros são pontos fundamentais e da maior importância. Um cavalo respeitoso, feliz por estar com os seres humanos se sente respeitado e passa a respeitar cada vez mais a todos que estão a sua volta. Com o respeito e confiança o medo não toma conta e a construção do relacionamento com o Homem passa a ser mais fácil.

Diversão! - A razão da vinda da maioria das pessoas para este programa é a diversão e o contato honesto com os cavalos. É muito mais agradável o relacionamento com os cavalos quando se tem segurança e quando se tem uma parceria estabelecida entre cavalo e cavaleiro. Todo o trabalho de campo, toda a doma e tudo o que envolva cavalos passa a ser mais agradável e confiável quando se tem um contato honesto e divertido entre o homem e o cavalo.

Saudações Eqüestres,

Fábio C. Monteiro.


Injeção de inspiração



Fotos: Cyntia Tetto



Passei por muita coisa para estar aqui... Percorri milhões de caminhos...Amo tudo o que faço, Sou obrigada a tirar uma força de dentro de mim pra lutar nessa guerra contra a minha limitação.Mais esse acidente me ensinou muito, acontece que entendi que existe esforço até as coisas mais simples tais como: rir, chorar, enfim cada coisa.E quem pode imaginar que um animal tão doce feito o meu Floquinho ia preencher o vazio do meu coração.Toda vez que monto é assim, é como se eu levasse uma injeção de inspiração e isso tudo é trabalho em dupla...Eu acho que não só eu mais todo mundo que monta o Floquinho se torna o poderoso cavaleiro e poderosa amazona. O Floquinho é responsável por este misto de toda essa vontade de me recuperar logo... E esse trabalho na verdade muitas vezes sozinha por quem passa pela limitação sou eu... Outras pessoas que vão me ajudando a vencer o dragão da limitação são professores, fisioterapeutas, médicos, pedagoga e meu Deus que é o senhor do impossível e o Floquinho que é o instrumento do meu caminhar...


Larissa Gisele Seechis, praticante de equoterapia.


Clínica com Roberto Girão

Roberto Girão e CASH


O mês de maio começou muito bem na SHJ! Recebemos a visita do cavaleiro Roberto Girão, que atualmente reside na Alemanha.

Além de rever os amigos e contar as novidades, Beto ministrou uma Clínica durante 4 dias, com direito a prova interna e almoço de confraternização no último dia.

Saudações eqüestres,

Fábio C. Monteiro.



terça-feira, 5 de maio de 2009

Reflexão do mês


"O êxito consiste em aprender a ir de fracasso em fracasso sem cair no desespero".
Winston Churchill (político britânico, 1874 a 1965).

Saudações eqüestres,
Fábio C. Monteiro.