Falemos um pouco sobre raças de cavalos. Quarto de milha para as provas de velocidade, provas com bois, provas de extrema funcionalidade e técnica. Lusitano para as provas de adestramento, equitação de trabalho e as modalidades esportivas que exigem força e técnica. Mangalarga para passeios e trabalhos de fazenda, além de algumas modalidades como team penning. Crioulo, se despontando na modalidade rédeas, no trabalho nas cabanhas e nos campos de gado, Campolina para passeios confortáveis, e assim vamos vendo que cada raça tem sua finalidade principal, seja esta colocada pelo Homem, descoberta pelo trabalho, aprimorada pelo marketing, ou mesmo criada para ser isto.
Falemos um pouco sobre o seu cavalo, o meu cavalo, os cavalos que temos hoje. Todos eles fazem algo, praticam algum esporte, trabalham em alguma rotina de vida que nós colocamos para eles. Todos eles possuem ou deveriam possuir uma vida regrada entre trabalho, alimentação, descanso, prática e execução de manobras, viagens e outros aspectos que os fazem ser sempre os melhores cavalos que podemos ter. Pergunto a você: Qual a raça do seu cavalo? O que você faz com seu cavalo? Será que a raça de seu cavalo significa essencialmente que ele deva fazer somente o que a raça dele prioriza como principal finalidade? Qual a importância da raça de seu cavalo para você. Gosto? Vontade de ter um cavalo desta raça? Esporte ou modalidade que você pratica? As respostas a todas estas perguntas serão sempre corretas, pois o gosto de se ter um cavalo, aliada à prática da modalidade que você gosta formam os fatores para se comprar, ter, gostar e cuidar de um cavalo.
Mas, será que seu cavalo sabe de que raça ele é? Ou será que ele sabe que é um cavalo, que tem um cavaleiro que o trabalha, que tem uma função e uma realidade de vida? Função é a palavra chave. Como diz Luciano Pereira Alves, grande campeão da raça Lusitana, “um cavalo tem que funcionar pra ser bom”, e como diziam os antigos, são conhecidas duas raças de cavalos: os bons e os ruins. Cavalos devem ter função e não somente raça. Raça é uma questão de gosto e aptidão às modalidades tradicionalmente praticadas por cavalos que desenvolveram a prática destas funções. O cavalo que funciona é o cavalo que tem raça.
Aluisio Martins, Médico Veterinário e reitor da Universidade do Cavalo - UC.