domingo, 19 de fevereiro de 2023

EQUITANA - 9 a 15 de março de 2023.









Ao longo dos seus 51 anos de existência, a Equitana se transformou no maior evento da equinocultura mundial, sendo realizada a cada dois anos (sempre em anos ímpares) em Essen, no estado Nordrhein-Westfalen, na Alemanha.

É uma feira equestre gigante que movimenta milhares de dólares e recebe, a cada edição, mais de 200.000 visitantes, mostrando um grande número de raças equinas criadas em diversos países do mundo. Há ainda palestras, concursos hípicos em todas as modalidades, exibições de grandes mestres da equitação, shows equestres e centenas de expositores (mais de 850 expositores de 30 países, distribuídos em nada menos que 12 pavilhões) vendendo tudo o que se possa imaginar em produtos equestres.

Maiores informações em https://www.equitana.com/essen/en-gb.html




Devil 2000 Z.


                                           DEVIL 2000 Z (DOMINATOR Z x  CHIN CHIN

Devil 2000 Z foi um dos lotes "top price" dos garanhões Zangersheide de ontem (18/02/23), vendido por € 190.000,00 para um comprador belga.

É indiscutível o sucesso que DOMINATOR Z vem alcançando no esporte e na reprodução, com seus filhos herdando todo o poder e beleza do garanhão negro, filho direto do raçador Diamant de Semilly, segundo colocado no ranking dos melhores garanhões de salto da World Breeding Federation for Sport Horses (WBFSH), publicado no final do ano passado (veja matéria publicada neste blog em 6 de dezembro de 2022).

Obs: 
  •  Zangersheide é uma coudelaria belga, que alcançou um nível de excelência tão alto, que formou uma nova raça, com um stud book (livro genealógico) próprio, criando cavalos esportivos de sangue quente. É uma das três raças belgas, sendo as outras o Cavalo Desportivo Belga (Belgian Sport Horse) e o Sangue Quente Belga (Belgian Warmblood).
  • Símbolo da raça Zangersheide:
  

  • Símbolo do Belgian Sport Horse:

  • Símbolo do Belgian Warmbllod:

  • Veja o símbolo de outras raças em postagem deste blog publicada em 30 de junho de 2009, sob o título "Raças de Cavalos e seus Símbolos".





domingo, 12 de fevereiro de 2023

Yuri Mansur montando Vitiki, conquista terceira colocação no GP5* na Holanda.


No Concurso de Salto Internacional 5* de Amsterdam, na Holanda,  O cavaleiro olímpico Yuri Mansur montando Vitiki, garanhão da raça hannoverano, com 15 anos de idade, deu show na categoria de 1,60m conquistando a 3ª colocação. Dos 36 conjuntos top mundiais, oito foram ao desempate, idealizado pelo holandês Quintin Maertens, com 160 mil euros em jogo.

Mansur, 44, está muito satisfeito com a classificação, especialmente, pela conquista montando Vitiki. Em 2018, o cavalo havia sofrido em fratura na quartela do anterior direito em Aachen, na Alemanha, e sua lenta recuperação foi extraordinária. Tivemos uma história longa e difícil, mas a maneira que o Vitiki está saltando nesse início de temporada é simplesmente inacreditável. Obviamente, toda prova que salto com o Vitiki já é uma realização grande. Quando comprei o Vitiki, eu senti que seria um dos melhores cavalos do mundo, um fenômeno. Tivemos o acidente, a trajetória para voltar a saltar, voltar a competir em um concurso cinco estrelas, que ele mal havia participado. Durante um tempo eu não achava que voltaria a ser um cavalo competitivo de verdade a 1.60m", destacou Yuri, em entrevista para CBH.

"Hoje ele provou que voltou não somente ao nível em que já esteve um dia, mas está melhor do que antes do acidente. Nos últimos quatro Concursos cinco estrelas, ele zerou todos os percursos. Então realmente é um sonho", acrescentou o cavaleiro que vem de dois quarto lugares com Vitiki nos GPs5* de Leipzig, em 22/1, e Basel, em 15/1. Em 2022, entre as conquistas da dupla, destaque para o vice no GP5* Rolex em La Baule, na França.

A final da Copa do Mundo 2022/2023 acontece entre 4 e 8 de abril, em Omaha, nos EUA. Para Yuri, no entanto, o principal objetivo com Vitiki é a busca de uma vaga no Time Brasil nos Jogos Pan-americanos 2023 no Chile.

Fonte Imprensa CBH com imagem © FEI/Arnd Bronkorst


domingo, 5 de fevereiro de 2023

Marlon Zanotelli com VDL Edgar é campeão no GP5*, a 1.60m, em Bordeaux, França

O cavaleiro olímpico e campeão pan-americano brasileiro Marlon Zanotelli, montando VDL Edgar, um cavalo sela holandês com 14 anos de idade, faturou o GP5* Jumping Bordeaux, 1.60m. Dos 38 conjuntos, 17 habilitaram-se ao desempate idealizado por Jean Francois Morand, em que dez voltaram a garantir percurso limpo. Último a largar no desempate, Marlon, 35 anos, garantiu a vitória com mais um percurso perfeito em 35s37 que lhe rendeu fatia de 70,950 mil euros.  A disputa foi válida pela 13ª e penúltima etapa da concorrida liga do oeste europeu para a Final da Copa do Mundo 2022/2023 e distribuiu 215 mil euros (cerca de 1,2 milhão reais) em premiação.

Atualmente ocupando a nona posição do ranking mundial, Marlon ressaltou o desempenho de seu cavalo e parceria com sua esposa, a amazona top sueca Angelica Augustsson Zanotelli. "Fizemos um plano com os lances, curvas e tudo mais e apenas cumpri. O Edgar estava brilhante hoje, ele vem tendo uma campanha muito consistente esse ano, estou muito feliz com o resultado. E o público foi fantástico", destacou o brasileiro.

  • Fonte: CBH
  • Imagens: FEI - Erick Knoll



Pensamento do mês de fevereiro.


"Sonhos são ótimos testes, porque um sonho vai testar sua determinação"
 Steven Spilberg, diretor de cinema americano.