quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Curiosidades

A organização que disciplina as competições de Hipismo no Mundo é a FEI - Féderation Equestre Internationále(Federação Eqüestre Internacional) e foi fundada em Bruxelas, na Bélgica em 1921.

Um cavalo de corrida (PSI) pode alcançar a velocidade de 65 km/h.

Você sabia que o Brasil possui a segunda maior população de cavalos no Mundo, estimada em 6.2 milhões de animais, ficando apenas atrás da China com aproximadamente 10,2 milhões?E que no Planeta, o total da população de cavalos é estimada em quase 75 milhões?

Você sabia que a "equoterapia" ou "eqüinoterapia" ou "hipoterapia" ou ainda a "equitação terapêutica" são os nomes utilizados para todo os métodos terapêuticos que utiliza os cavalos como seu principal instrumento de execução? E que os primeiros registros de sua utilização datam do ano de "458 A.C."? A terapia fundamenta-se nos movimentos tridimensionais causados pelo dorso do cavalo, que ao deslocar-se ao passo, realiza um movimento semelhante ao da bacia pélvica humana. São utilizados na reaprendizagem para andar, melhora dos rendimentos cardiovasculares e respiratórios, fortalece a musculatura e a coordenação, desenvolve a coragem, a auto-confiança, concentração, sentimento de independência, e a capacidade social e comunicação.

A primeira competição de saltos que se tem registro na história foi realizada em Londres, Inglaterra em 1869, pela Agricultural Hall, e as competições de Adestramento surgiram no século 16, em Academias de Equitação na Itália e na França. Já a prova dos três dias, (CCE) nasceu das corridas de Enduro.

Numa estátua de uma pessoa sentada num cavalo, se o cavalo tiver as duas patas da frente levantadas, significa que essa pessoa morreu em batalha. Se tiver apenas uma pata levantada, significa que essa pessoa morreu de ferimentos resultantes de uma batalha. Se o cavalo tiver todas as patas no chão, significa que a pessoa morreu de causas naturais.

Os cavalos da Idade Média tinham de ser capazes de transportar até 400 Kg. Isto incluía o cavaleiro, a armadura do cavaleiro, a sela e a própria armadura do cavalo.

Os cavalos têm dois ângulos de visão “mortos”. Um localizado diretamente à frente e outro diretamente atrás;

As crias dos cavalos conseguem sustentar-se nas patas após uma ou duas horas do nascimento.

Os cavalos dormem a maior parte do tempo em pé. Estes animais têm um mecanismo nas pernas (tendões e ligamentos) que os permite estar em pé sem utilizarem os músculos. Para entrar em fases mais profundas do sono, os cavalos têm de se deitar.

Para os cavalos é mais confortável estar de pé do que deitados, isto porque quando estão deitados fazem pressão sobre os órgãos internos.

Um cavalo dorme várias vezes por dia durante apenas alguns minutos. Um adulto dorme em média 3 horas por dia enquanto um potro tende a dormir mais vezes, durante mais tempo e mais profundamente.

O cavalo necessita em média de beber 50 litros de água por dia. Isto dá 4 litros de água por dia por cada 50 quilos.

O cavalo pisa sobre a extremidade de um único dedo, protegido por um casco, que é uma unha córnea. Na antiguidade, os cavalos não usavam ferraduras e os cascos se desgastavam depressa, por isso, eles não trabalhavam por muito tempo. Por volta do século X, no ocidente, descobriram a ferradura e passaram a colocá-la nesses animais. Os cravos da ferradura são fixados na parte morta do casco e isso ajuda a não "gastar" o casco do cavalo.

O coice mais violento de que se tem notícia é o da girafa!

A palavra "hipopótamo" vem do Grego e significa "cavalo do rio".

Calígula, o Imperador Romano entre 37-41 a.C. nomeou seu cavalo preferido, Incitatus, senador de Roma.

Saudações eqüestres,

Fábio Caminha P. Monteiro.




Nenhum comentário: