quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Alimentação


A alimentação do cavalo é composta basicamente por volumoso (pasto, capineira ou feno) e concentrado (ração). É importante lembrar que a ração é apenas um complemento nutricional destinado a fornecer os nutrientes que o volumoso não contém.

Portanto, o volumoso é o principal alimento do cavalo, e não pode ser substituído por nada. Os cavalos precisam comer cerca de 2% de seu peso vivo em matéria seca de volumoso, por dia, o que pode chegar a 15 ou 30 kg (sim, trinta e não três...) de pasto verde. Por isso, a solução de dar volumoso adicional àquilo que eles pastam (capineira ou feno) é fundamental.

Tempo entre ração e volumoso: 45 minutos à 01 hora por kg de ração.

Tempo entre volumoso e ração: após o término do primeiro.

Quanto à diminuição do tempo de ingestão entre um e outro, claro que se aproximar demais a oferta do volumoso após a ração diminui o aproveitamento. Mas ao se ofertar 04 refeições de ração, por exemplo, a última deverá ser feita à noite, e após esta, mais uma de volumoso.

O ideal é ter um capineira de coastcross ou tifton, pois tem maior valor nutritivo que o elefante (camerun, napier). Nos animais que comem nos piquetes dar o capim inteiro, sem passar na picadeira, cortados a uma altura de 2m (ideal 1.5m), e para dar aos animais que comem em cochos, pode-se cortar o capim em pedaços grandes com facão. Eles comem só as folhas e largam os talos (que não tem valor nutritivo e podem ser perigosos quando maduros). Assim, Os cavalos têm um melhor aproveitamento do capim, pois mastigam mais, e não há desperdício nem gasto maior, como pode parecer no primeiro momento. O maior problema é com os talos que ficam nos piquetes e nos cochos, que precisam ser sempre coletados.

Em todas as literaturas, a recomendação é que o corte seja a cada 50 - 60 dias. Esta recomendação decorre do fato que, nessa fase, temos a melhor relação qualidade - quantidade de forragem. Ou seja: se for mais novo (com 30 dias, por exemplo), a qualidade nutricional é melhor, mas a produção é pequena. Mais de 60 dias, tem-se mais produção de massa, mas a qualidade nutricional diminui. Os talos ficam muito grossos e o que ALIMENTA são as FOLHAS e não o talo.

fonte: Diversas mensagens trocadas entre os participantes do Fórum Desempenho, em especial o Dr Gustavo Braune, médico veterinário, especializado em nutrição eqüina.

Saudações eqüestres,
Fábio Caminha P. Monteiro.

Um comentário:

Anônimo disse...

Falando ainda sobre a dieta do equideo, gostaria de perguntar se posso fornecer ( um terço) da dieta com silagem de capim napier roxo ?