terça-feira, 14 de julho de 2009

O que é Dressage?





A elegância e beleza da Dressage fizeram com que esta disciplina equestre ficasse conhecida como “ballet a cavalo”. Dressage é uma disciplina antiga desenvolvida pelos gregos para que estes conseguissem ter um maior controle do cavalo no campo de batalha.

Durante o período Renascentista, a Dressage era praticado pela nobreza que via esta disciplina como uma forma de exibir as suas habilidades.

A Dressage moderna foi incluída pela primeira vez no jogos Olímpicos de Estocolmo em 1912.Ao contrário do que se pode inicialmente pensar, praticar Dressage passa sobretudo por treinar o cavaleiro mais do que o cavalo. Todos os movimentos que os cavalos exibem na arena são-lhe naturais, não tendo nenhum sido ensinado pelo homem. Assim, Dressage é sobretudo treinar o cavaleiro a sinalizar o cavalo corretamente, através de movimentos sutis nas rédeas e de mudanças na posição do cavaleiro. A Dressage implica então um profundo entendimento entre cavalo e cavaleiro.A Dressage pode ser praticada por qualquer cavalo, apesar de os mais bem sucedidos serem aqueles que demonstram naturalmente andaduras mais exuberantes, como é o caso do Lusitano.

A Dressage é praticada mesmo por quem pretende seguir outra modalidade equestre. Isto acontece porque mesmo a um nível mais básico, a prática de Dressage torna a montada mais segura, uma vez que o cavalo se mostra mais obediente e mais voluntarioso e calmo (ou talvez será o cavaleiro que se torna mais preciso nos seus sinais). Apesar de ser praticada apenas na arena e os movimentos utilizados serem naturais para o cavalo, isso não implica que o esforço seja mínimo. Pelo contrário, o objectivo desta modalidade é desenvolver a força e o equilíbrio do cavalo e aperfeiçoar os movimentos que este executa.

Alguns movimentos mais importantes são:
Extensão: O cavalo alonga a extensão da passada, parecendo flutuar na arena. É sobretudo apreciada quando executada no trote.
Movimentos laterais: O cavalo geralmente encontra-se a andar para a frente e troca passando a andar para o lado.
Pirueta a Galope: O cavalo roda sobre o seu membro posterior interno, completando um círculo. Este movimento é extremamente complexo e de difícil execução.
Piaffer: O cavalo trota sem sair do lugar. Entre a troca dos membros, o cavalo deve elevar-se completamente do chão.Passage: É um trote lento que o cavalo fazer em linha recta. O cavaleiro deve controlar a velocidade empregue pelo cavalo.
Provas:Freestyle - Os cavaleiros compõem uma coreografia e escolhem uma música. Consoante os níveis alguns elementos são obrigatórios. A dança é avaliada pela sua expressão artística, mas também precisão técnica.Pas de Deux e Quadrilles - Com movimentos sincronizados, o grupo de cavalos, (dois – Pas de Deux e quatro Quadrilles) executam a coreografia ensaiada.



FONTE: Blog do PSL http://www.blogpsl.blogspot.com/



Nenhum comentário: