sábado, 29 de maio de 2010

Hipismo e sensibilidade: união perfeita para um resultado feliz.


Na relação de crescimento e evolução, desenvolvida entre cavalereiro e cavalo, é preciso entender algumas regras imutáveis do hipismo, regras já consideradas dogmas, algumas delas são:

-Nada é de graça, todo resultado presupõe dedicação, conhecimento, disciplina e técnica. Podemos vencer algumas provas com ajuda da sorte e de bons animais, porém, isso não nos faz bons cavaleiros, precisamos de treinamento diário com o máximo de dedicação, aliada a técnica extraída de bons profissionais, preocupados em formar cavaleiros e não apenas em conseguir resultados.

-Tudo tem seu tempo. Não se aprende o hipismo em um ano, dois anos ou mais, apenas iniciamos uma longa jornada de evolução. Esses anos são apenas os primeiros passos, ninguém nem mesmo cavaleiros espetaculares, adquiriram a arte da equitação em curto espaço de tempo, cuidado com isso, é ilusão.

-Quem tem um bom cavalo, tem apenas um bom cavalo e isto não o torna um bom cavaleiro. Um bom cavaleiro sempre poderá obter melhores resultados com cavalos não tão brilhantes, mas um mau cavaleiro não obterá regularmente bons resultados, muitas vezes com cavalos brilhantes.

Nosso esporte é maravilhoso. Desfrutá-lo é um privilégio para poucos. Estar em contato com a natureza em sua forma viva, sentindo um animal retribuir toda a nossa dedicação e amor, é uma experiência que com certeza nos faz mais humanos e nos coloca ainda mais próximos de Deus!

Vamos aprender com alegria os momentos em que dois seres vivos interagem e fazem literalmente um conjunto de emoções.


* Texto de Daniela Ribas Rocha, amazona e diretora da Sociedade Hípica Paranaense.

* Leia o texto completo no BLOG da Sociedade Hípica Paranaense:





Nenhum comentário: