sábado, 28 de julho de 2018

BRASILEIRO DE JUVENTUDE - Clube Hípico de Santo Amaro (SP).

Entre 10 e 15/7 o Campeonato Brasileiro da Juventude 2018 movimentou o Clube Hípico de Santo Amaro (SP). Foram definidos os campeões das categorias de base de alto rendimento: Mini-Mirim (8 a 11 anos) disputada a 1 metro com 34 conjuntos (cavalo x cavaleiro), Pré-Mirim (11 a 13 anos), a 1.10 metro – 29 conjuntos, Mirim (12 a 14 anos), 1.20 metro – 56 conjuntos, Pré-Junior (14 a 16 anos), 1.30 metro – 29 conjuntos e Junior (14 anos a 18 anos), 1.40 metro – 26 conjuntos, totalizando 174 conjuntos. Em paralelo também foi disputado o Brasileiro de Escolas.
Ao todo jovens talentos de 14 estados estiveram presentes mostrando a força da nova geração do hipismo brasileiro. Nas categorias Pré-mirim, Mirim, Pré-junior e Junior a disputa também foi válida como seletiva e garantiu vaga para os três primeiros colocados para o Sul-americano da Juventude 2018, entre 28/10 a 4/11, no Chile.
A primeira grande final foi da categoria Mini-mirim (8 a 11 anos), a 1.05 metro, em que a 25 conjuntos disputaram a 3ª e última prova.  Com altíssimo nível técnico, nada menos que 10 conjuntos sem falta após as quatro pistas das três parciais - habilitaram-se ao desempate valendo a melhor aproximação ao tempo ideal de 46 segundos que mantido oculto até o final do percurso. Em mais um show de categoria oito voltaram a zerar. Sagrou-se campeã a catarinense Maria Vitoria Gastão da Rosa com Contigo de Laubry que cruzou a linha de chegada em 45s90. 

Maria Vitoria Gastão da Rosa / Contigo de Laubry 

Maria Vitoria Gastão da Rosa / Contigo de Laubry 

Pódio Mini-Mirim

A final individual Pré-mirim (11 a 13 anos), a 1.15  metro, contou com 20 conjuntos. Após a 3ª e última prova - totalizando cinco percursos no campeonato - três seguiam sem faltas e foram ao desempate direto ao cronômetro. Sagrou-se campeã a amazona de São Paulo Maria Fernanda de O.F.B. Vitor montando Cassiana que zerou na ótima marca de 39s55. Também por São Paulo Julia Lacombe Reche com Darla RCLI fechou com um derrube, em 47s49, conquistando o vice-campeonato. amazona da casa Vivian Katherine Park Kang montando Qualimar conquistou bronze, oito pontos, 47s49. 


 Maria Fernanda /Cassiana

Pódio Mini-Mirim 


Na grande final da categoria Mirim (12 a 14 anos), a 1.25 metro, 47 dos 56 conjuntos que iniciaram a competição disputaram a final individual. Após a 3ª e última prova – totalizando 5 percursos – nada menos que sete seguiam zerados e, mais uma vez, todos zeraram o desempate na corrida pelo título. Sagrou-se campeão o jovem talento pernambucano Henrique Fernandes Vieira de Albuquerque Maranhão com Coral Rec Xangô que cruzou a linha de chegada, em 30s23. Henrique é campeão sul-americano Pré-mirim 2016 e em 2017 foi bronze no Sul-americano Mirim. O vice-campeonato ficou com Maithe Carolina Gabriel de Lima Marino, campeã sul-americana Mirim 2017, que montando Donadoni registrou 30s32 em mais um percurso perfeito. A medalha de bronze coube ao gaúcho Augusto Bonotto Perfeito montando CRM Busch van het Prinsenveld, 30s64. O catarinense Audrey Jean Paranaiba Mckinnon alcançou a 13ª colocação.


                                                         Henrique apresentando Coral Rec Xangô


Dos 29 conjuntos da categoria Pré-junior (14 a 16 anos), 25 foram para final individual disputada a 1.35 metro. Com atuação perfeita do início ao fim, a amazona paulista da casa Lys Katherine Park Kang  montando Macarena Tok conquistou o bicampeonato consecutivo com apenas 1 ponto perdido (pp) na prova final.
Lys Katherine Park Kang  / Macarena Tok 


Na decisão categoria Junior (14 a 18 anos), a 1.45 metro, 16 dos 26 conjuntos habilitaram-se à última prova. Com excelente atuação, o pernambucano Paulo Miranda com Tanita de Galeste, cedida por Franck Henouda em parceria com José Roberto Reynoso Fernandez Filho, fechou a prova final com uma falta e um pista limpa no 2º percurso, totalizou apenas 5,9 pontos perdidos (pp) conquistando o título brasileiro 2018. Paulo, 18, foi campeão brasileiro pré-junior em 2015 e monta em São Paulo há um ano e seis meses, com André Miranda e agora com José Roberto, no Clube Hípico de Santo Amaro. A catarinense Gabrielle Fontoura Berger chegou em 15º lugar.
Paulo Miranda / Tanita de Galeste


A participação no Brasileiro de Escolas - disputado nas categorias Principal, 0.80/0.85 metro, e Preliminar, 0.60/0.60 metro, foi excelente, respectivamente, com 123 e 89 conjuntos em pista. Estiveram representados na pista de areia Cel Renyldo Ferreira da casa, jovens talentos de 14 estados mostrando a força da nova geração do hipismo brasileiro.

Na disputa por equipes Brasília e o Rio de Janeiro subiram ao topo do pódio. Depois com direito a um dia de descanso a decisão rolou individual foi no domingo, 15/7. Dos 123 conjuntos nada menos que 31 zeraram as três provas e foram ao desempate vem que 16 voltaram a zerar e outros nove ficaram com 1 ponto perdido por ficar 2 segundos acima ou abaixo da faixa de tempo ideal de 46 segundos. Sagrou-se campeã Alice Maria Basile  Branco com SS Destiny e vice-campeã foi Manoela Roismann Rodrigues  com Expoente da Cabana, ambas pelas cores de São Paulo. Em 3º chegou o catarinense Eduardo Michelon montando Asterix GMS. A amazona Barbara Thome Fischer com Haras Fischer Silver Ravela chegou na quinta colocação. A amazona Romena de Aragon Arias chegou em 10º lugar na Categoria Escolas Preliminar defendendo Santa Catarina..

Alice Maria Basile  Branco / SS Destiny

Manoela Roismann Rodrigues / Expoente da Cabana

Eduardo Michelon / Asterix GMS


Na Final por equipes categoria Mini-mirim, decidida na noite da sexta-feira, 12, o trio de Santa Catarina com apenas três conjuntos (sem direito a descarte) Maria Vitoria Gastão da Rosa / Contigo de Laubry, Filippo Colli / Salamandra Chap Franciska e Barbara Thome Fischer / Haras Fischer Silver Ravela faturou a medalha de ouro com apenas 10 pontos perdidos (pp). Os mini-mirins de São Paulo foram vice-campeões, 24 pp, e os jovens talentos do Paraná garantiram a 3ª colocação, 78 pp. 

Super desfile dos representantes de 16 estados

Maria Vitoria Gastão da Rosa / Contigo de Laubry 

Barbara Thome Fischer / Haras Fischer Silver Ravela

Fillipo e Salamandra Chap Franciska


Na categoria Pré-mirim, subiram ao topo do pódio pelas cores de São Paulo: Vivian Katherine Park Kang / Capuava JMen, Maria Eduarda Botelho Rosa Vianna / MC Fortuna Lutz, João Malucelli Egoroff / Czar e Camila Junqueira Ribeiro de Mendonça / Premix Zafira Utopia com 8 pp. A equipe da Federação Hípica de Brasília foi vice, 88 pp. 

Na decisão por equipes da categoria Mirim, o time de Pernambuco - João Felipe de Albuquerque Maranhão Gomes / CS Xairel,  Paulo Henrique Amorim / Tiffany B Império Egípcio,  Henrique Fernandes Vieira de Albuquerque Maranhão / Coral Rec Xangô e João Marcelo Monte Santos / By Ranna Lord Pequin - deu show de categoria sagrando-se campeã com zero ponto perdido. O Paraná com apenas três conjuntos foi vice, 8 pp, e a 3ª colocação ficou com a equipe gaúcha, 9 pp. 

Os Pré-juniores Juliana Salles Amaral de Almeida / Christoball JMen,  Maria Luiza da Silva Martha Vieira / Arica du Caillou,  Sarah Azevedo Pimenta da Costa / Gentle Z e Lys Katherine Park Kang / Macarena Tok formaram a equipe branca campeã da Federação Paulista de Hipismo com apenas 9,19 pontos perdidos (pp).O vice-campeonato ficou novamente São Paulo, equipe preta da FPH, e a medalha de bronze coube ao time verde misto de diferentes Estados, respectivamente, com 10,23 e 18,55 pp. 

Equipe de Santa Catarina 4ª colocada na Escola Principal:
Eduardo Michelon - ME
Maria Julia Hidelbrand Lima - CECG
Isabella Beltrão Nienkotter - SHC
Ayana Alassad - SHC


Equipe de Santa Catarina 4ª Colocada na Escola Preliminar
Manuela Stabile Toni - SHC
Fernanda Oliveira Simon - SHC
Valentina Espíndola Gomes - SHC
Romena de Aragon Arias - MEQ


fontes: CBH e FCH.







Nenhum comentário: