Quando investimos em um bem, seja ele um automóvel, um haras ou um apartamento, por exemplo, nos preocupamos sempre com a legitimidade das documentações envolvidas na transação.
Mas quando compramos um cavalo da raça Brasileiro de Hipismo, independente da idade e/ou função que ele exerça, qual documento realmente me garante a posse desse bem?
Todo cavalo devidamente registrado no Stud Book Brasileiro do Cavalo de Hipismo possui um Certificado de Registro Genealógico Definitivo, a qual está vinculado ao Ministério da Agricultura. Este documento é a garantia de propriedade legal do animal, que deve ser levado em consideração em qualquer situação.
Apesar de haver um intercâmbio entre CBH e ABCCH a fim de unificar essa informação, observa-se que alguns animais ainda aparecem como tendo “2 proprietários”, 1 no passaporte da CBH e outro nos arquivos da ABCCH.
Sendo assim, todo e qualquer proprietário de cavalo Brasileiro de Hipismo deverá procurar a ABCCH, para que o seu animal seja devidamente transferido para o seu nome. Este custo, para não-sócio da entidade, custa R$ 350,00.
De um modo geral, cavalos comercializados em leilões são transferidos apenas na quitação da última parcela; neste caso, o contrato de compra e venda emitido pela leiloeira assegura a propriedade do bem ao comprador.
Fonte: EQUINEWS BREEDING AND MARKETING www.equinews.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário