sábado, 11 de novembro de 2023

Pan-americano Santiago 2023 - Time de saltos é bronze por equipes.

EUA, ouro, Canadá, prata, e Brasil bronze

                                       Pedro Veniss, Marlon Zanotelli, Stephan Barcha e Rodrigo Pessoa

O Time do Brasil arrematou a medalha de bronze. Os EUA foram ouro e a prata coube ao Canadá, que com o resultado garantiram a qualificação de seus países em Paris 2024. O bronze também tem direito a vaga, mas Brasil já estava qualificado e assim a vaga olímpica ficou com o México que fechou a competição por equipes no 4º posto.

A disputa conforme a regra se deu sob dois percursos idênticos idealizados pela armador internacional brasileira Marina Azevedo, primeira mulher na história dos Jogos a armar as provas de Salto. A disputa foi emocionante até o final e no 2º percurso o Brasil precisava de três percursos sem faltas para garantir o ouro na briga direta com os EUA, porém ao final, bateu na trave e o Brasil foi bronze, totalizando 20,32 pontos perdidos, com duas faltas (8 pontos) do último brasileiro Rodrigo Pessoa e Major Tom, cavalo de 10 anos, que está disputando seu primeiro campeonato. Os EUA foram ouro, 12,37 pp, e o Canadá, prata, 17,62 pp. 

Stephan Barcha, 34, que disputou seu primeiro Pan, comentou sua atuação. "Hoje não foi o dia da equipe. Tivemos fortes e unidos, acho que o ambiente foi espetacular. Para mim é uma super experiência, consegui um duplo zero, me qualificou para a final.".

Marlon Zanotelli, medalhista de ouro por equipes e individual, não escondeu sua decepção. "Foi um dia difícil para mim colocando equipe na situação que coloquei. Mas nos mantivemos unidos e tentando dar o apoio do lado de fora. Conseguimos o bronze, um pouquinho de gosto salgado, esperança era o ouro, mas o esporte é assim". 

Finalmente Rodrigo, ouro por equipes no Pan de Mar del Plata 1995, ouro por equipe e prata individual no Pan Rio 2007, prata por equipes em Guadalajara 2011, se habilitou para final individual, mas deve poupar seu cavalo. "Tínhamos uma esperança boa, os cavalos todos saltando bem. Infelizmente hoje por diversos motivos não fomos como a gente esperava. Mas a competição é assim, sempre aprendemos com nossos erros e voltamos mais fortes da próxima vez."

Fonte: CBH.




Nenhum comentário: